1

“Filhos do Coração” de Rosário Palma

Fonte da imagem: http://piccsy.com/2011/01/hooded-boy-1eaeo/

Um dia uma senhora, linda que parecia uma princesa, veio junto a mim e perguntou-me:

– Qual é o teu maior sonho?

Eu, naquele momento, pensei que era um sonho, uma fada ou uma princesa a falar comigo, a medo respondi:

– Eu não tenho tempo para sonhar, trabalho muito e durmo pouco, desde que os meus pais me venderam, quando era muito pequeno. Apenas conheço a fome e  as águas onde passo os meus dias a pescar.

Aquela princesa perguntou-me que idade tinha eu? E se eu sabia ler e se gostava de livros?

– Eu não sei a minha idade e nunca aprendi a ler. Esse seria o meu maior sonho, também, nunca vi um livro mas imagino que deve ser uma coisa linda.

A princesa disse-me, numa voz doce mas tão doce, como nunca ninguém tinha falado assim comigo:

– Então tens um sonho, um lindo e o mais belo sonho, aprender a ler e escrever.

– Sim. Mas não posso, não me deixam e não tenho tempo, tenho de pescar.

– E se eu pudesse ajudar-te? Gostavas de aprender?

Ah! Só podia mesmo ser uma fada, aquela senhora, de cabelo longo da cor do sol.

Ela perguntou o meu nome mas eu não tinha nome. Então ela disse-me:

– Vou chamar-te “Filho do Coração”. Gostas?

Filho do Coração. Era um nome tão lindo.

– Gosto muito. Até parece que estou a sonhar.

– Vês como se pode sonhar? Mas melhor, ainda, é tornar o teu sonho realidade.

– Isso era o que eu mais queria.

E aquela fada, linda de cabelo cor do Sol, tornou o meu sonho realidade. Hoje já sei ler, escrever e vou ser Professor para ensinar outras crianças como eu a ler e a escrever.

Agora já sei que não é uma fada de fantasia, já sei que é uma senhora boa, amiga e que me disse ao ouvido o nome dela.

– O meu nome é Alexandra.

Um texto dedicado a todos os meninos escravos, no Gana, em pleno século XXI.

by  Rosário Palma

One thought on ““Filhos do Coração” de Rosário Palma

  1. Que lindo Rosário..

    Ainda há muitas crianças esquecidas mundo a fora …
    que precisam de fadas para ajuda-los…

    Saudações Literárias

    Aline

Deixe uma Resposta

