1

“Náufrago” de Sérgio Gouveia

Náufrago.
Sou um náufrago.
O meu barco sem leme
Embateu nas rochas
Duma perdida falésia
E eu fiquei aqui,
Nesta deserta praia,
À espera da hora final.

Náufrago.
Sou um náufrago.
Hoje nesta praia
Vejo o peso dos meus erros,
Vejo a rota insana que tomei,
Vejo a loucura de uns momentos
Não pensados
Que me trouxeram para aqui.

Náufrago.
Sou um náufrago.
Sinto ainda os sonhos que guardei,
Sinto mais o que deixei de viver,
Agarrado a tristes sonhos
Que me tomaram o destino,
E contra esta falésia
Me fizeram embater.

Náufrago.
Sou um náufrago.
Hoje percebo que a vida é um sopro
Um simples respirar,
E que deixei passar o melhor dela,
Agarrado a este sonho
Que me lançou para esta praia.

Náufrago.
Sou um náufrago.
Desperdicei a vida
Em quimeras impossíveis.
Embarquei nesta barca,
Que pensei ser a vida.
Contra a tempestade do mundo
Me lancei em vão.

Náufrago.
Sou um náufrago.
O tempo é areia
Que me escorre pelas mãos.
Uma ampulheta animada,
Onde a areia passa
E o tempo acaba.

Náufrago.
Sou um náufrago.
Fui o comandante
Do barco dos meus sonhos
Na tempestade da vida
Vivi a dor, a ilusão,
O fracasso.
No fim amei o naufrágio.

Náufrago.
Sou um náufrago.
O tempo chegou ao fim,
Esgota-se.
Já não dá para o recuperar,
Ter de volta o tempo
E abandonar o sonho
Para seguir a rota do destino
E navegar no mar da vida.

Náufrago.
Sou um náufrago.
Abandonado nesta praia
Sentindo o passar do tempo
Na areia no vão dos dedos.
Vejo que o tempo acabou
A minha viagem incerta chegou ao fim.
E o tempo que ficou
Não chega para abraçar o vazio.

Náufrago.
Sou um náufrago.

by Sérgio Gouveia

Deixe uma Resposta

