1

UM POEMA POR SEMANA – RTP2

 

Sophia de Mello Breyner Andresen, Cesário Verde, Ruy Belo, Fernando Pessoa, Miguel Torga, Sá de Miranda, António Nobre, Alexandre O’Neill, Luís Vaz de Camões, Jorge de Sena, José Régio, David Mourão Ferreira, António Gedeão, Eugénio de Andrade, Mário Cesariny. O que têm em comum estes poetas? Para lá do facto de estarem mortos?

Todos marcaram indelevelmente a história da literatura em língua portuguesa. Mais do que isso: marcaram o nosso imaginário e condicionaram a nossa identidade. Ainda que, muitas vezes, disso não tenhamos consciência.

São de Sophia, Cesário, Ruy Belo, Pessoa, Torga, Sá de Miranda, Nobre, O’Neill, Camões, Sena, Régio, David, Gedeão, Eugénio e Cesariny os 15 poemas que veremos ditos ao longo de 75 dias por 75 pessoas diferentes. UM POEMA POR SEMANA é isso mesmo: o mesmo poema de Alexandre O’Neill dito de segunda a sexta-feira por cinco pessoas. Uma à segunda, outra à terça, outra à quarta, outra à quinta e outra à sexta. O mesmo poema.

Os “dizedores” são homens e mulheres, novos e velhos, portugueses e brasileiros e angolanos e italianos falantes de português. Gente que tem em comum gostar MUITO de poesia. Na esmagadora maioria dos casos, não atores.

 

UM POEMA POR SEMANA – 75 episódios de cerca de três minutos cada um – será emitido diariamente, todos os dias de semana, com duas repetições por dia. O primeiro episódio irá para o ar um pouco antes das 14h00, o segundo às 18h30 e o último um pouco antes das 22h00. A estreia está marcada para dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.

 

http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/comunicacao/?UM-POEMA-POR-SEMANA.rtp&post=31712

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s