1

Regra a Cumprir…Civismo!

Face aos comentários que se tem feito ao conto “Lúcifer” de autoria de “Mefistus”, não será demais expor o meu comentário enquanto administradora do “Em Jeito de Escrita”, para relembrar que existem regras e que uma principal a ser sempre cumprida é o …Civismo.

Por favor entendem esta minha medida e mais uma vez um pedido de desculpas a “Mefistus” e todos os leitores pelos últimos acontecimentos com o texto “Lúcifer”. Aproveito também para avisar que este jamais será cancelado e conta com o acompanhamento de todos vocês.

De seguida apresento já como referido o meu comentário aos factos acontecidos com o conto “Lúcifer” de Mefistus:

“Espero ser breve neste comentário porque não será necessário alongar o meu discurso por muitas mais palavras.

Este comentário até podia começar por “Mas o que é que se passa aqui?”, mas não! Vou fazer isto bem ao estilo literário

Caros leitores e em especial o senhor Paulo dos Santos Martins,

O meu blog tem uma frase subjacente: Liberdade de expressão!

O conceito, segundo a Constituição da República Portuguesa nos termos do artigo 37º relativos a liberdade de expressão e informação diz-nos que:

1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.

2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura

Depreende-se então tanto o Escritor “Mefistus” como o Leitor em causa, Paulo dos Santos Martins, não violaram a regra, ambos expressaram a sua opinião. Pelo que até aqui tudo está bem.

Já o artigo seguinte ainda da Constituição da República Portuguesa nos termos do artigo 26º referente a Outros direitos pessoais, parece-me ser uma regra violada pelo senhor Paulo dos Santos Martins. Em que o presente artigo diz-nos:

  1. A todos são reconhecidos os direitos à identidade pessoal, ao desenvolvimento da personalidade, à capacidade civil, à cidadania, ao bom nome e reputação, à imagem, à palavra, à reserva da intimidade da vida privada e familiar e à protecção legal contra quaisquer formas de discriminação.

As palavras e frases usadas pelo senhor Paulo dos Santos Martins, como “autorzeco” e  “Em que jornaleco ele escreve?”, relativas a um dos meus escritores, em causa “Mefistus”, foram de tão de baixo nível que nem deixa margem para comentário, já para não falar que estas atitudes violam uma das maiores regras do civismo que é o respeito pelo Próximo. Não se entende como é que alguém com tanto apreço a seres divinos em causa, anjos e Deus e outros, pode ter este tipo de linguagem e atitudes.

Senhor Paulo dos Santos Martins, uma coisa é dar a sua opinião, outra é começar a insultar os meus escritores, isso não posso admitir enquanto administradora deste blog. Seria de bom tom, até para melhorar a sua imagem, um pedido de desculpas ao autor “Mefistus” e mesmo a mim, e a todos os leitores pela imagem que transmitiu do blog.

Como será de esperar, terá de tomar uma atitude, ou continuará a ler/Participar no blog de forma passiva, ou então se voltar a criticar de forma descabida o blog, autor ou qualquer outro artigo, terá de ser tomada uma atitude.

Desta forma devo a “Mefistus”, em especial e a todos os leitores do “Em jeito de Escrita” um pedido desculpas pelo sucedido, espero não ter que voltar a lidar com esta situação.

Despeço-me deixando o convite para todos participarem e comentarem de forma o mais correcta possível, para que se evite situações como esta.

Atentamente

Susana Silva

Constituição da República disponível em: http://www.parlamento.pt/Legislacao/Paginas/ConstituicaoRepublicaPortuguesa.aspx”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s